terça-feira, 12 de abril de 2011

PESQUISADORES DISCUTINDO O FUTURO DE ANIMAIS SILVESTRES


A Prof. Dra. Márcia Cziulik, do Colegiado de Ciências Biológicas participou do 1º Fórum Mundial sobre Manejo de Animais Silvestres e do 35o Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil, realizado na cidade de Gramado de 30 de março a 02 de abril. Estiveram presentes no evento palestrantes de todos os continentes que debateram com os mais de 500 congressistas a realidade atual e as perspectivas sobre o manejo e conservação da vida silvestre a nível mundial.

A Europa teve como representante o Prof. Manfred Niekisch, diretor do Zoológico de Frankfurt, Professor de Conservação Internacional no Goethe-Universität de Frankfurt, Universidade de Hanói, Vietnã e na Universidade Internacional da Andaluzia, Espanha. O professor ocupa também outros cargos honoríficos, como Presidente da Sociedade de Ecologia Tropical (GTO), Vice-Presidente da Sociedade Zoológica de Frankfurt (FZS) e Presidente da Fundação Oro Verde, entre outros. Seu trabalho enfocando estratégias e instrumentos para o uso sustentável dos recursos naturais, visando principalmente à conservação da biodiversidade, o destaca como um dos personagens mais atuantes da área no continente europeu.

O continente africano foi representado por John Werth uma das personalidades mais envolvidas no desenvolvimento e profusão de técnicas apropriadas ao manejo de vida selvagem e educação ambiental no continente africano. A Austrália enviou a experiente Erna Walraven, com 27 anos de experiência na área de zoologia e com diversos livros publicados. Atualmente a Sra. Erna é Curadora Sênior do Taronga Conservation Society, entidade que rege o Zoológico de Taronga e também o Taronga Western Plains Zoo.

A Ásia foi muito bem representada pelo Sr. Bisjwait Guha, zoólogo, diretor do Departamento de Zoologia do Zoológico de Singapura, do Departamento de Aves do Jurong Bird Park, e do Departamento de Pesquisa e Conservação das Reservas Naturais da Singapura (WRS). O Sr. Guha foi o responsável por uma das frases de maior efeito durante o congresso: “Conservação sem dinheiro é conversação”.

O Dr. Miklós Persanyi, ex-ministro do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e diretor geral do zoológico de Budapeste, Hungria, foi o convidado especial do evento e encerrou o mesmo com uma palestra brilhante sobre as questões ambientais atuais mostrando porque é umas das personalidades mais atuantes da área no continente europeu.

A globalização de conhecimentos e troca de experiências entre profissionais brasileiros e de diferentes continentes foi de extrema importância, pois reforçou que apenas com trabalhos e esforços em conjunto é que poderemos minimizar o impacto que causamos sobre o ambiente e nas espécies que nele vivem e dependem.


______________________________________________________
COMENTÁRIO DO BLOG:

Que SHOW heim!


______________________________________________________


Nenhum comentário: